“ Quando a suprema dôr muito me aperta...Luis de Camões!

Publié le par Rosario Duarte da Costa

 

 

 

Image:www.vidaslusofonas.pt

 

“ Quando a suprema dôr muito me aperta"

 

 

“ Quando a suprema dôr muito me aperta

   Se digo que desejo esquecimento,

   É força que se faz no pensamento

   De que a vontade livre desconcerta.

     Assi, de erro tão grave me desperta

   A luz do bem regido entendimento,

   Que mostra ser engano ou fingimento

   Dizer que em tal descanso mais se acerta.

   Porque essa própria imagem que na mente

   Me representa o bem de que careço,

   Faz-mo de um certo modo ser presente.

   Ditosa é logo, a pena que padeço,

   Pois que da causa dela em mim se sente

  Um bem que, inda sem ver-vos, reconheço”

(Soneto 154)

Luís de Camões

Rosario Duarte da Costa

Copyright

24/10/2010

 

Publié dans Auteurs Lusophones...

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article