Abdul Cadre "Routes de Santiago..."Poème

Publié le par Rosario Duarte da Costa

OS PÉS DOS PEREGRINOS (SANTIAGO DE COMPOSTELA)

Auteur: Fernando Bagnola www.olhares.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cet auteur, qui a à peu près mon âge, écrit une poésie axée

sur la terre et tous les éléments qui la composent. Au même temps

son oeuvre est pleine de mystère, et d’ampleur khynéstésique...

Il fut publié dans plusieurs pays, dont la France. Voici un autre de ses

 poèmes!

 

 

Rosario Duarte da Costa

Copyright

01/04/2010

 

FLAUTA VERTERAL


Domingo, 14 de Março de 2010

 

CAMINHOS DE SANTIAGO

 

Vendas Novas, 27 de Fevereiro de 2010

 

Na estalagem dos torpores,

eu deixei por esquecimento

o bornal das minhas dores,

ais dum rosário de vento.

 

Fui pelos penhascos da serra

e a cidade antiga vi,

no seio quente da terra

pelas cicatrizes me abri.

 

Dum corpo já depurado

comi, não tinha sabor;

na ara fui desmembrado

num parto quase sem dor.

 

 

Lagarto, insecto ou dragão,

alada bicho provei,

meu corpo fundido ao chão,

minh'alma na mão do rei.

 

 

Minha boca quis gritar,

uma romã me calou,

vêm espadas de cortar

e a três alfanges me dou.

 

 

Mergulhei fundo na treva

como quem foge da luz,

descendo como quem leva

aos ombros pesada cruz.

 

 

O peso que me afundava

fazia que fosse leve

quanto de mim se elevava

numa brancura de neve.

 

 

 

Nos dois pratos da balança

minhas entranhas e o nada

pesavam à confiança

somente o pó da jornada.

 

De ambos os lados intruso,

do avesso me vesti;

tal qual a tinta que eu uso

na luz doirada me vi.

 

Ardi no fogo viscoso,

minh'alma se embebedou

do meu sangue licoroso,

do sémen que me gerou.

 

Mais quente o sangue me corre

depois de às veias voltar,

renasci como quem morre

no verme que ousou voar.

 

 

 

Santiago de Compostela

Auteur: Rita Teixeira www.olhares.com

ABDUL CADRE
In D. Quixote suplemento do Diário do Sul

Publié dans Auteurs Lusophones...

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article