Às Crianças de Cercal do Alentejo !

Publié le par Rosario Duarte da Costa

Pintassilgo na Roseira

photo de Alexandre Miguel Lourenço www.olhares.com


Às Crianças de Cercal do Alentejo !

Havia o céu branco como a cal e, as casas submetidas a enterrar-se no chão, contra os dardos do sol que descia, queimando tudo.

 

Havia uma escola primária. Não duas nem três, só uma!

Havia uma escola primária, de mãos dadas com o quintal da minha avó.

E haviam crianças chilreando, como bandas de passarinhos alegres ao chegar a primavera...

E no quintal da avó, a figueira gigantesca abria os braços para a criançada!

 

Havia também muita fartura voltando as costas à miséria. E, eu tudo vi!

Às vezes partia de casa com coisas para dar aos meninos e meninas que nada tinham, o que me valia uns açoites dos meus pais, não por dar mas, por eu não o dizer. É preciso explicar que os meus pais me haviam ensinado a partilhar!

 

Na escola havia um alçapão, com uma porta no chão onde escondiam as crianças malcriadas, desobedientes e, às vezes famintas.

Havia na aldeia quase um polícia à frente de cada porta; só a igreja abria o ádrio a toda a humanidade!

E havia uma  vida alegre no Largo dos Caeiros, com as pessoas que chegavam e, as que partiam...

 

Então, eu gostava da aldeia, que está a mil quilómetros de mim sempre de pé, no meio de um mundo que desaba...como desabam os aguaçeiros da minha memória!

 

Mas, um dia parti e, fiz-me esquecer.

Hoje, na aldeia isto é vila, ninguém me conhece. Acabaram-se os sonhos antigos,a fé. Só se agarra à pele o vazio e o silêncio fazendo-me recordar o Cercal de então!

                                                                                Rosario Duarte da Costa

2003

Copyright







Chocalhos e sinetas


Dezembro, 2007
Caminhos Medievais Alentejanos
Estivemos 2 dias em Marvão, à descoberta de antigos caminhos e calçadas. O tempo ajudou e as cores de Outono estão espectaculares.


Publié dans Alentejo

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article
V
Un cadeau pour toi sur mon blog<br /> Bisous<br /> Violette
Répondre
F
Bonsoir Rosario,<br /> <br /> FUXA et FUXY viennent de te nominer pour le prix « One Lovely Blog Award ». Pour en savoir plus, rendez-vous dans le terrier des renards.<br /> <br /> Bonne fin de soirée,<br /> Bises de Catherine et Laurent,<br /> Les renards du terrier
Répondre