Podia gostar se...mas, não gosto de futebol!

Publié le par Rosario Duarte da Costa

Sports

Autor(a) Marco Soares "olhares.com

 

Não gosto de futebol!

 

Não. Não gosto de pé na bola, como o disse há muito tempo.

Nem mesmo quando se trata do jogo do meu país contra a

Alemanha.

E, como o disse também, não se trata do jogo em si o que me

desgosta.

E, de longe vendo as camisolas encarnadas a correr sobra a relva

verde, aproxima-se de mim a imagem das papoilas encarnadas, dançando sobre o verde mar alentejano!

 

Se o jogo em si pode mostrar o trabalho de uma équipa, a

estratégia que os jogadores utilizam para atingir o objectivo de “ganharem”, o que me revolta é, a starização dos indivíduos, a

subida rápida nas escadas piramidais, a “soberba” de alguns

jogadores, graças ao estatuto que usufruiem, ao salário que têem,

assim bem comos as regalias que sabemos.

 

Pois se em qualquer profissão é lógico (ou seria), ter um salário adequado e em relação ao trabalho e competências utilizadas, os jogadores (campeões ou não),  beneficiam de condições do

star-système completamente extravagantes!

E, o que mais me choca ainda, é o facto de serem os mais pobres

da população que correm entusiasmados atrás deles.

As municipalidades (em França ou em Portugal) fazem-lhes festas

grandiosas, colocam à sua disposição todos os meios materiais, e portanto não foram eles a descobrir e a dizer “Eureka”!

Isso já não é jogo, é comércio!

 

Sei que me criticam, inclusivamente na minha própria família.

Mas, quando vejo –por exemplo aqui com o Olympique Lyonnais-

o preço dos produtos derivados do futebol (maillots, ballons, écharpes...), revolto-me. Porque até hoje, poucos clubes foram à falência!

Rosario Duarte da Costa

Copyright

09/6/2012

 

Setubal-Benfica 0-2
Auteur de la photo: Joakim Araujo"olhares.com"

Publié dans Dialogues

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article